Endereço

Rua S-6, Qd. S-4, lt. 11, nº 146,
1° andar (Próx. ao Pq. Areião). Setor Bela Vista

Ligue

(62) 3089-0978
(62) 98660-0978

Celular x Postura: excesso aumenta problemas ortopédicos

celular-postura-excesso-aumenta-problemas-ortopedicos
Índice

Em comemoração aos seus 83 anos de existência e aproveitando o Dia do Ortopedista, celebrado no último dia 19, a SBOT (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia) lançou campanha de alerta para o excesso do uso de celular e problemas ortopédicos. A entidade tem percebido o número crescente de pessoas com problemas de coluna, principalmente das vértebras cervicais – que ficam no pescoço -, em consequência do uso de celular e outros dispositivos em postura inadequada.

Embora ainda não haja um estudo científico sobre a frequência de problemas da coluna causados pelo uso do celular, os médicos têm registrado o aumento do número de pacientes com problemas tanto da coluna cervical como torácica. Como as pessoas usam o celular com o aparelho à altura da cintura, costumam manter a cabeça curvada para baixo por muito tempo, com o queixo junto ao peito, o que acaba forçando a coluna.

Qual a postura correta para usar o celular?

A recomendação é levantar o celular à altura dos olhos ou usar o celular pousado numa mesa, o que ajuda a aliviar o problema. Como o celular já substitui em grande parte o computador e não é cômodo usá-lo com o braço levantado, outra recomendação é a prática de exercícios que diminuam o efeito da posição inadequada, como o alongamento da musculatura da coluna cervical com movimentos de flexão, extensão e rotação lateral do pescoço.

Divulgação: Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT)

Como os exercícios físicos podem ajudar?

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o sedentarismo é a quarta maior causa de morte no mundo, perdendo apenas para as doenças cardiovasculares, o câncer e a diabetes. Além disso, não se exercitar potencializa as dores e lesões quando o indivíduo realiza esforços repetitivos ou está em postura inadequada. A OMS calcula que 81% dos adolescentes e 63% dos adultos no mundo exercitam-se menos que o recomendável.

Compartilhar Post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Post Relacionados

Lesão no joelho? É possível tratamento sem cirurgia

Com frequência recebemos no consultório pacientes com lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA). As causas…

Antes do exercício físico consulte um ortopedista

A busca por uma vida mais saudável, que combine alimentação equilibrada e atividade física regular,…

Buscando Ortopedia Especializada?

Temos um time de especialistas para cuidar de você!

ortopedia-clinica-goiania-coe