Endereço

Rua S-6, Qd. S-4, lt. 11, nº 146,
1° andar (Próx. ao Pq. Areião). Setor Bela Vista

Ligue

(62) 3089-0978
(62) 98660-0978

Dores no quadril ? Saiba causas e tratamentos

dores-no-quadril-saiba-causas-e-tratamentos
Índice

O quadril é a articulação que liga o osso da coxa (fêmur) ao osso da bacia (pélvis), permitindo os movimentos dos membros inferiores. A cabeça do fêmur e a pélvis são cobertos por uma cartilagem macia que permite o fácil deslizamento da cabeça do fêmur dentro da cavidade (acetábulo). Quando saudável, essa articulação possibilita estabilidade e movimentação do quadril em várias direções sem nenhuma dor.

Quando a cartilagem se desgasta completamente, os ossos esfregam uns nos outros, causando muita dor durante o movimento e a capacidade de girar, flexionar ou estender o quadril poderá ser perdida. A dor provocada pelos problemas de quadril geralmente começa com um desconforto e rigidez na virilha, nádega ou coxa e são mais fortes quando em movimento e melhoram em descanso. Nas arestas da articulação podem se formar osteófitos, popularmente chamados de “bico-de-papagaio”.

O que causa a dor no quadril?

Vários fatores podem causar doenças na articulação do quadril, mas em quase todas as situações, a cartilagem articular foi afetada ou não existe mais (quadro conhecido como “desgaste do quadril”). Nesta situação, sem a cartilagem, o osso do fêmur começa a “raspar” no osso da bacia causando dor. À medida em que a doença se agrava, os movimentos do quadril podem ficar mais limitados e podem surgem dificuldades para andar ou exercer algumas atividades comuns do cotidiano.

Artrite ou Artrose?

As doenças que causam dores no quadril das quais mais ouvimos falar são a Artrite e Artrose. A primeira produz alterações em diversas juntas no organismo, e é muito mais um problema generalizado que uma doença localizada. Já a segunda, é resultado do desgaste da cartilagem articular. Ela pode ser causada por traumas antigos, alterações congênitas (nascimento) da forma do quadril, doenças da infância e adolescência ou pelo desgaste puro da cartilagem sem razão aparente.

Tratamentos não-cirúrgicos para Artrose

​Quando em fase moderada da osteoartrose de quadril, os opções podem ser:

– Repouso;

– Fisioterapia de exercícios suaves e regulares;

– Antiinflamatórios não-esteróides para alívio da dor (com receita médica);

– Perda de peso;

– Natação, hidroginástica e ciclismo para manter o funcionamento articular, melhorar a força e a amplitude do movimento

Tratamento cirúrgico para Artrose

Quando em fase avançada da osteoartrose, mesmo no descanso noturno há dor e o quadril pode estar severamente deformado e encurtado. Nesses casos, o médico pode recomendar uma cirurgia de substituição total do quadril (artroplastia ou prótese).

Compartilhar Post

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Post Relacionados

Lesão no joelho? É possível tratamento sem cirurgia

Com frequência recebemos no consultório pacientes com lesão do Ligamento Cruzado Anterior (LCA). As causas…

Antes do exercício físico consulte um ortopedista

A busca por uma vida mais saudável, que combine alimentação equilibrada e atividade física regular,…

Buscando Ortopedia Especializada?

Temos um time de especialistas para cuidar de você!

ortopedia-clinica-goiania-coe